Histórico do periódico

Histórico da Revista APGS

A  Revista de Administração Pública e Gestão Social (APGS), ISSN 2175-5787, foi criada no ano de 2009 como um periódico trimestral para publicar  trabalhos científicos.

A escolha do editor desta revista é realizada em reunião de colegiado de professores e pesquisadores do Departamento de Administração e Contabilidade (DAD) a Universidade Federal de Viçosa (UFV), Brasil. A posse do editor é registrado em Ata de Reunião e o mesmo recebe um ato formal de posse para um mandato de três anos, podendo o mesmo ser reconduzido para novos mandatos.

O seu primeiro Editor foi o professor Marco Aurélio Marques Ferreira, no período de 2009 a junho de 2012. Neste período, ele contou com a colaboração de Ambrozina de Abreu Pereira Silva e Thiago dos Santos, que atuou no expediente da Revista APGS.

No início desse período, a editoria da revista em parceria com a Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Administração da UFV, na época, professora Suely de Fatima Ramos Silveira, conquistaram recursos financeiros no Edital do Programa Fundação Arthur Bernardes - Funarbe de Apoio à Pós-Graduação da UFV (Funarpós). Esses recursos auxiliaram na revisão técnica e linguística dos trabalhos publicados na revista APGS no período de 2009 a 2011.

Entre 2012 e março de 2015 a APGS teve como Editor Chefe e Científico o professor Magnus Luiz Emmendoerfer. Juntamente com ele, Gilberto Maurício Frade da Mata começou a atuar no expediente da Revista APGS.

Neste mesmo ano, a preocupação foi retomar a periodicidade trimestral de publicação dos trabalhos da revista, que possuía as edições de 2011 e 2012 em atraso, bem como publicar um editorial por edição com o objetivo de informar com mais frequência aos seus leitores, a ações e os resultados conquistados pela Equipe Editorial.

Em 2012 foi estabelecido que a cada três anos a Equipe Editorial formada pelos membros do Conselho de Política Editorial, do Comitê Editorial Científico e dos Pareceristas da Revista APGS pode ser renovada a pedido do editor ou dos próprios membros. A escolha desses membros é feita com base em sua experiência profissional e acadêmica, bem como na sua significativa produção científica na área de Administração Pública e Gestão Social.

Ao término do mandato trienal ou após a avaliação de trabalhos, todos recebem uma declaração da Editoria da Revista como forma de comprovar formalmente o reconhecimento pela colaboração voluntária prestada a Revista APGS.

Em 2012, a Revista APGS começou a conhecer e adotar gradualmente as Boas Práticas de Publicação Científica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Administração - ANPAD. Neste mesmo ano, a Revista APGS foi incluída no portal Spell – Scientific Periodicals Electronic Library, que é um sistema de indexação, pesquisa e disponibilização gratuita da produção científica e de referência na área de administração. Além disso, firmou uma parceria com a empresa de Secretariado Executivo Trilingue (SEC Jr.) da UFV para assessorar com serviços de revisão linguistica e de tradução de trabalhos e do site da revista APGS.

Com isso, a revista foi classificada pela primeira vez nos estratos do sistema de avaliação Qualis da Coordenação Permanente de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, respectivamente por estrato/área de conhecimento:

B3 - CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

B4 - ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO

B5 - CIÊNCIAS AGRÁRIAS

C - ENGENHARIAS III

C - ECONOMIA

Essas qualificações reiteram o caráter multidisciplinar da revista APGS por meio de sua diversidade de temas e discussões contidas em seus trabalhos publicados.

Em 2013, a Revista APGS começou integrar novos diretórios e indexadores nacionais e internacionais, bem como publicar casos para o ensino, podendo ser considerada também um periódico de divulgação de tecnologia educacional para a área de Administração Pública e Gestão Social.

Assim, a equipe editorial em abril de 2013 conseguiu retomar a periodicidade de suas publicações, tendo publicado:

2011 - 3 edições com 5 artigos, totalizando 15 artigos publicados;

2012 – 4 edições com 5 artigos e 4 editoriais, totalizando 20 artigos publicados.

Nesse mesmo ano, a revista foi reclassificada conquistando um melhor estrato (em vigor) no sistema de avaliação Qualis/CAPES na sua área principal de conhecimento:

B3 - ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO

Além desta classificação, outras áreas de conhecimento incluíram em 2013, a revista APGS como um periódico de qualidade e de referência, com os seguintes:

B3 - INTERDISCIPLINAR


Em 2014, a equipe editorial sob coordenação do editor chefe da revista APGS, foram contemplados no edital 05/2014 - PROGRAMA DE APOIO A PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICASPUBLICAÇÃO DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS INSTITUCIONAIS da FAPEMIG – FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, que possibilitou financiar serviços de revisão técnica linguistica e gramatical dos trabalhos publicados em cada volume, bem como serviços de editoração para a revitalização do layout dos trabalhos e do site da revista APGS em termos de conteúdo gráfico/ilustrativo/textual com alinhamento/inserção nas redes sociais virtuais.

Com isso, a revista APGS se tornou mais visível internacionalmente sendo incluída no índice Google Acadêmico.

Em abril de 2015 o professor Wescley Xavier assumiu o posto de Editor Chefe e Científico, tendo atuado no ano de 2014 como Editor Adjunto.  No ano de 2015 a APGS consolida sua política de publicar um mínimo de 6 trabalhos originais por edição, com a colaboração honorífica de editores científicos convidados de várias universidades do Brasil.

Outra novidade é a reclassificação no Qualis/CAPES para o estrato B2 na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo.

Em 2016, a revista foi inserida na base Diadorim do IBICT e passou a contar a colaboração do professor Josiel Lopes Valadares (DAD/UFV) como editor adjunto.

 

Produção editorial desde a criação da revista em janeiro de 2009:

8 volumes, 30 edições com 156 artigos, 19 editoriais e 7 casos para o ensino publicados.

 

Atualizado em 14/07/2016