v. 4, n. 1 (2012)

Caros Leitores,

A Revista de Administração Pública e Gestão Social – APGS inicia este volume em 2012 com uma série de novidades de natureza gerencial e editorial, buscando alinhar-se as boas práticas de publicação científica realizadas na área de Ciências Sociais Aplicadas e áreas afins.

Essas novidades na Revista contemplam a atualização para a versão mais recente (v.2.3.7.0) da plataforma SEER/OJS, novo design do site com tradução em 7 (sete) línguas diferentes privilegiando a navegabilidade, novo formato de apresentação estética dos artigos com a criação de modelos para a folha de rosto e para o corpo do trabalho. Somado a isso, houve simplificação do processo editorial visando à agilidade e a qualidade da publicação de artigos, bem como a possibilidade de compartilhamento da Revista APGS em mais 330 (trezentos e trinta) formas de interatividade.

Nesta edição, no primeiro artigo intitulado Efeitos da Crise Mundial e Perspectivas de Expansão da Economia Brasileira, de autoria de José Matias Pereira, professor da Universidade de Brasília, o leitor é convidado para uma reflexão acerca dos desafios que o Brasil pode enfrentar nos próximos anos. Além disso, aponta a necessidade de um diagnóstico que permita a gestão pública do país se preparar para lidar com os efeitos indesejáveis da crise mundial.

O segundo artigo Formação da Agenda: Método de Policy Advocacy para Ensino de Políticas Públicas, de Leonardo Secchi, professor da Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina – UDESC, discute a prática e as experiências obtidas no curso de administração com a aplicação deste método enquanto tecnologia educacional voltado para a aprendizagem em Políticas Públicas.

Escrito por Jonatas Dutra Sallaberry e Maria Ivanice Vendruscolo, respectivamente, servidor público no Ministério Público Federal e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o terceiro artigo analisa os padrões de contabilidade aplicáveis a gestão pública brasileira diante do processo de convergência às normas internacionais

Gestão Social e Políticas Públicas de Desenvolvimento Territorial, trabalho de Alan Ferreira de Freitas, Marcelo Miná Dias e Alair Ferreira de Freitas, respectivamente, dois professores da Universidade Federal de Viçosa e um doutorando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, compõe a autoria do quarto artigo. Esse estudo analisa como a abordagem territorial interferiu na lógica das políticas públicas de desenvolvimento rural no Médio Rio Doce, localizado em Minas Gerais.

Encerramos esta edição com o artigo Projeto de Pesquisa-Extensão: por uma estratégia de intervenção social a partir dos estudos clínicos da sociologia da ação organizacional, de Thiago Duarte Pimentel, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora. Esse trabalho expõe, para além de uma visão positivista, uma forma de produção de conhecimento concomitante com o processo e intervenção social, via sua difusão e assimilação local durante o processo, fundado no tripé: pesquisa-restituição-intervenção.

Com tudo isso, gostaríamos de convidá-los para a leitura da Revista APGS e esperamos que apreciem esta edição e as próximas que virão!

A todos uma agradável leitura!

 

Prof. Magnus Luiz Emmendoerfer

Editor

Licença Creative Commons

Sumário

Artigos

José Matias-Pereira
PDF
02-31
Leonardo Secchi
PDF
32-47
Jonatas Dutra Sallaberry, Maria Ivanice Vendruscolo
PDF
48-75
Alan Ferreira de Freitas, Alair Ferreira de Freitas, Marcelo Miná Dias
PDF
76-100
Thiago Duarte Pimentel
PDF
101-125