v. 4, n. 2 (2012)

Caros Leitores,

A segunda edição do volume 4 da Revista Administração Pública e Gestão Social – APGS traz boas notícias sobre as ações realizadas pela equipe editorial durante o segundo trimestre de 2012. São elas: inclusão da revista no indexador Spell – Scientific Periodicals Electronic Library e parceria com o PVblica – Instituto de Políticas Públicas, um Think Tank, cujos membros organizam pesquisas (inclusive a partir de conteúdos de trabalhos publicados em periódicos científicos como a APGS) e recomendam ações em forma de relatórios (policy reports) para subsidiar a tomada de decisão de gestores no contexto das políticas públicas.

Esta edição possui cinco artigos, sendo os quatro primeiros resultantes de um processo de fast track realizado com os melhores trabalhos do VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social – ENAPEGS, ocorrido em maio deste ano, na Pontifícia Universidade Católica - PUC em São Paulo.

O primeiro artigo Decisão Coletiva e Desenvolvimento Local: O Caso do Programa Nacional de Produção Sustentável de Óleo de Palma em Concórdia do Pará, de Yana Moura de Sousa, Ana Maria de Albuquerque Vasconcellos e Mário Vasconcellos Sobrinho, respectivamente, as duas autoras da Universidade da Amazônia/UNAMA e o autor da Universidade Federal do Pará/UFPA analisa o processo decisório coletivo na gestão do Programa Nacional de Produção Sustentável de Óleo de Palma em um município brasileiro.

Os Fatores Críticos de Sucesso na Gestão de Organizações Não Governamentais é o segundo artigo desta edição. Antônio Oliveira de Carvalho do Instituto Brasileiro de Consultores de Organização e Elvia Mirian Cavalcanti Fadul, professora titular na Universidade Salvador - Laureate International Universities e colaboradora do Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Bahia/UFBA analisam os fatores críticos de sucesso de gestão, que impactam no desenvolvimento, na captação de recursos e na relação com fontes financiadoras, em Organizações Não Governamentais (ONGs).

No terceiro artigo intitulado Investigação Apreciativa em Organizações Não Governamentais e Planejamento Estratégico: Discussão Teórico-Empírica de um Estudo da professora Rezilda Rodrigues Oliveira da Universidade Federal Rural de Pernambuco discute a utilização do método Investigação Apreciativa (IA) no processo de planejamento estratégico do Movimento Pró-Criança (MPC).

Escrito por Tania Pereira Christopoulos e Maria da Gloria Cardoso Ferreira, ambas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo/USP, o quarto artigo verifica se existe potencial influência do Programa Bolsa Família sobre o comportamento de consumo de indivíduos de baixa renda.

O último artigo Análise dos Conselhos Gestores de Políticas Públicas à Luz dos Relatórios de Fiscalização da Controladoria Geral da União de autoria de Simone Martins, professora da Universidade Federal de Viçosa/UFV e doutoranda em Administração no Cepead da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, Ivan Beck Ckagnazaroff, professor da UFMG e Mariana Luísa da Costa Lage, mestranda em administração na UFV, analisa as implicações das falhas do funcionamento desses Conselhos Gestores para a Governança Pública no Brasil.

Além de tudo disso, temos a satisfação de inaugurar a partir desta edição a publicação de editoriais disponíveis também em língua inglesa a fim de contribuir com a divulgação científica internacional de trabalhos sobre Administração Pública e Gestão Social. Portanto, convidamos vocês para a leitura da Revista APGS, desejando a todos uma prazerosa leitura!

 

Prof. Magnus Luiz Emmendoerfer

Editor

 

Licença Creative Commons

Sumário

Artigos

Yana Moura Sousa, Mário Vasconcellos Sobrinho, Ana Maria de Albuquerque Vasconcellos
PDF
126-147
Antônio Oliveira de Carvalho, Elvia Mirian Cavalcanti Fadul
PDF
148-171
Rezilda Rodrigues Oliveira
PDF
172-201
Maria da Gloria Cardoso Ferreira, Tania Pereira Christopoulos
PDF
202-220
Simone Martins, Ivan Beck Ckagnazaroff, Mariana Luísa da Costa Lage
PDF
221-245