v. 4, n. 3 (2012)

Caros Leitores:

A partir desta terceira edição do ano de 2012 da Revista Administração Pública e Gestão Social (APGS) será possível conhecer, por meio de seu site na internet, as responsabilidades da equipe editorial, dos pareceristas e dos autores de trabalhos, interessados em tornar esta revista um meio de divulgação científica cada vez mais qualificado na comunidade acadêmica.

Neste sentido, a equipe editorial da APGS, representada pelo seu editor, participou, em setembro de 2012, do IV Encontro Nacional de Editores Científicos de Revistas das áreas de Administração, Contabilidade e Turismo, organizado pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Administração (ANPAD). Nesse evento, foi possível apresentar a APGS a diversos editores científicos do Brasil, bem como agregar e renovar a participação de diferentes pesquisadores como membros da equipe editorial da revista.

Além disso, ainda em setembro, a revista APGS foi divulgada pelos professores Walmer Faroni e Suely de Fátima Ramos Silveira, do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa, no III Congreso Internacional en Gobierno, Administración y Políticas Públicas em Madri, Espanha.

Nesta edição, no primeiro artigo intitulado Burocracia Brasileira: um Comparativo com os Países do BRIC, os autores Ariella Burali Kobal, Marcelo Teixeira Filho e Augusto Cézar de Aquino Cabral, todos os autores do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC), convidam o leitor, à luz das teorias burocráticas e institucionais, a analisar o comportamento os países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) em relação ao mundo através de indicadores do relatório do Banco Mundial sobre a burocracia e a eficácia institucional.

O segundo artigo, Ensaio Teórico sobre a Presença do Patrimonialismo no Poder Legislativo Local, é de Fabiano Maury Raupp e José Antônio Gomes de Pinho, professores da Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Universidade Federal da Bahia (UFBA), respectivamente.

Escrito por Renato Fabiano Cintra e Saulo Fabiano Amâncio Vieira, ambos da Universidade Estadual de Londrina (UEL), o terceiro artigo analisa o Processo de Implantação da Gestão de Projetos em Órgãos Públicos por meio de um Estudo de Caso na Prefeitura Municipal de Dourados – MS, Brasil.

O quarto artigo, de autoria de Nilda Maria de Clodoaldo Pinto Guerra Leone, Sonia Maria de Araújo e Maria Aparecida Nery Kanzaki, a primeira do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar e as demais do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), busca compreender o Olhar dos Servidores Técnico-Administrativos e Docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (RN) sobre Comprometimento Organizacional.

Encerramos esta edição com o artigo Rede de Catadores de Materiais Recicláveis: Perspectiva para a Organização da Autogestão, de Milton Cordeiro Farias Filho, professor da Universidade da Amazônia (UNAMA). Esse trabalho apresenta a estrutura das relações sociais dos catadores de materiais recicláveis em seis municípios do estado do Pará, bem como suas virtudes e dificuldades de organização.

Com tudo isso, gostaríamos de convidá-los para a leitura da Revista APGS e esperamos que apreciem esta edição. Boa leitura!

Prof. Magnus Luiz Emmendoerfer

Editor

Licença Creative Commons

 

Sumário

Artigos

Ariella Burali Kobal, Marcelo Correia Teixeira Filho, Augusto Cézar de Aquino Cabral
PDF
246-268
Fabiano Maury Raupp, José Antonio Gomes de Pinho
PDF
269-292
Renato Fabiano Cintra, Saulo Fabiano Amâncio Vieira
PDF
293-318
Nilda Maria de Clodoaldo Pinto Guerra Leone, Maria Aparecida Nery Kanzaki, Sonia Maria de Araujo
PDF
319-340
Milton Cordeiro Farias Filho
PDF
341-364